Polícia Militar Ambiental alerta sobre os cuidados com as queimadas

O mês de agosto se caracteriza pela época de queimadas, prática comum nas propriedades rurais da Serra Catarinense. O método é tradicional para renovação de pastagens, mas só é permitida com licença ambiental expedida pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), que trabalha em conjunto com a Polícia Militar Ambiental (PMA), que realiza a fiscalização das áreas.  



A prática da queimada em campo nativo requer cuidados para evitar incidentes. A direção do vento é um fator importante. Em dias de temperatura muito elevada, deve ser evitada. É necessário avisar a vizinhança com três dias de antecedência, informando a hora, dia e local do início da queimada.

O aceiro, que é a abertura da vegetação ao redor, precisa possuir largura suficiente para evitar a propagação do fogo para áreas não mapeadas e deve ser mantido sem vegetação rasteira. Todo o processo deve ser realizado por pessoal treinado e capacitado. 

Como proceder:

Quem tem interesse em realizar a queimada controlada deve procurar a Fatma http://www.fatma.sc.gov.br/ ou entrar em contato com as unidades de polícia militar ambiental mais próximas. Para realizar o cadastro é necessário apresentar a documentação exigida para a liberação contendo, por exemplo, os dados da propriedade. Já o projeto deve ser desenvolvido por um engenheiro agrônomo ou florestal.

O 1º Tenente Marco Antonio Marafon Junior, Sub Comandante da Polícia Militar Ambiental em Lages, destaca que os cuidados são essenciais, pois evitam que o fogo se alastre e cause grandes transtornos. “A queimada controlada sem autorização ou não cumprimento de contratos assinados é infração punível com multa de R$1mil por hectare ou fração, tanto a PMA quanto a Fatma podem realizar a autuação”.


Texto: Catarinas Comunicação
Fotos: PMA

Comentários

Postagens mais visitadas