Temporal breve atinge Lages no início da manhã e provoca queda de árvore na Belizário Ramos

Um temporal rápido, porém, forte, com grandes rajadas de vento, atingiu Lages no início da manhã desta quinta-feira (8), por volta de 8h30. A queda de uma árvore foi registrada na Avenida Belizário Ramos (Carahá), cruzamento com a rua 7 de Setembro (Copacabana). Os agentes de Defesa Civil já se encontram no local com motosserra para retirar o material do local e desobstruir a pista. Outra árvore caiu nos fundos da Rodoviária Dom Honorato Piazera, em frente ao Hotel Rodeio, na rua Jurandir Dell Macedo.


O patrulhamento e monitoramento do nível do rio Carahá e dos pontos onde há inundações e críticos suscetíveis a deslizamentos como encostas e morros. Nas últimas 24 horas (até as 8 horas desta quinta) o índice pluviométrico acumulado compreendeu 27 milímetros. O rio Carahá está 5.11 metros acima do normal, lembrando que o nível de segurança consiste em até cinco metros. Acima deste número é considerada emergência. A régua localizada no rio Carahá na altura da divisa entre os bairros Bom Jesus e Caça e Tiro está fixada no chão, contudo, sua marcação (marco zero) inicia um pouco abaixo da superfície da água onde a vista alcança a olho nu.

Entregas

O cadastramento de famílias atingidas com o propósito de receberem kits está em andamento. A ideia era distribuir os kits pela manhã desta quinta, mas não houve condições devido à chuva e atendimento de ocorrências. Neste momento está sendo feita a entrega de donativos para os presidentes de associações de moradores. São cestas básicas e kits de limpeza doméstica.
Já os repasses que devem ser feitos pela própria Defesa Civil, mediante cadastramento previamente realizado, devem ocorrer no Passo Fundo pela manhã desta quinta. Se a chuva persistir, serão adiadas e acontecerão à tarde. "Os presidentes das associações fizeram um levantamento em seus bairros e nos repassaram a demanda. Nos encaminharemos as informações ao Tita, presidente da União, e haverá o direcionamento a cada presidente conforme seu pedidos", conclui Jean Felipe. Somente nesta quarta (7), foram realizados cerca de 800 cadastramentos pela Defesa Civil. Em torno de dez pessoas estão imbuídas nesta função.
É intensa a doação de itens alimentícios não perecíveis, além de peças de vestuário, calçados, cobertores, acolchoados, roupas de cama (lençóis, travesseiros e fronhas), toalhas de banho e de rosto, colchões, materiais de higiene pessoal (escova e creme dental, sabonete, xampu, absorventes, fraldas). Os mantimentos e artigos de higiene estão sendo selecionados e organizados em embalagens no Ginásio Jones Minosso.
Fotos: Carlos Alberto Becker

Comentários

Postagens mais visitadas