Lages ganha novo kartódromo. Investimentos ultrapassam os R$ 4 milhões

A inauguração aconteceu neste sábado (27) e domingo (28). O kartódromo está localizado em uma área de 54 mil metros quadrados, à margem da avenida Victor Alves de Brito, acesso à SC 114 (Lages-São Joaquim). Houve corte de fita sobre a pista e descerramento de placa afixada na área dos boxes. Após a solenidade houve uma prova festiva com a participação de mais de 50 pilotos (profissionais e amadores).

Para o Prefeito de Lages, a inauguração representa o sucesso da parceria público-privada firmada em março de 2013 entre a prefeitura, o Kart Clube e o grupo CR7, de Blumenau. “Foi encontrada solução para um conflito de vizinhança, pois a antiga sede do Kart Clube estava localizada em uma área residencial. Os moradores reclamavam muito do barulho dos motores. Resolvemos assim um problema do bairro e Lages ganhou um novo kartódromo, considerado um dos melhores de Santa Catarina”, destaca.
De acordo com ele, Lages passou a ser uma cidade privilegiada, tendo tudo o que precisa para ser considerada grande e desenvolvida. “Hoje temos shopping, time de futebol na série D do brasileirão, voo comercial diário, novas empresas proporcionando emprego e renda e um kartódromo de primeira. Deixo registrada a minha felicidade em ver tantas coisas boas acontecendo e em tão pouco tempo”, declara. O vice-prefeito Toni Duarte diz que a cidade está cada vez mais estruturada. "Estamos trilhando o caminho do progresso", informa.

O antigo Kart Clube de Lages ocupava, no bairro Universitário, desde 1973, uma área de 20 mil metros quadrados, doada pela prefeitura. Tratava-se de terreno que pertenceu ao antigo aeroporto da cidade. Estiveram presentes na solenidade o presidente do Kart Clube, Renato Marcos Dambroz; o vice-presidente da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (Fauesc), João Alfredo; o piloto e empresário Cristian Rocha, outras autoridades e 56 pilotos de Kart de Lages e outras regiões de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. 

Mudança no Plano Diretor
Para que as obras de construção do novo kartódromo pudessem ser autorizadas, a prefeitura teve que fazer mudanças (adequações) no Plano Diretor Municipal. E estas se somaram aos demais empecilhos burocráticos surgidos durante a concretização da nova sede do Kart Clube, mas todos vencidos. “Foram longos três anos e meio de tempo para que tudo ficasse pronto, mas conseguimos alcançar nosso objetivo. Agradecemos a todos que nos ajudaram, entre os quais, a administração municipal que contribuiu com tudo o que estava ao seu alcance”, diz Renato Dambroz.

O novo kartódromo com pista de 1,062 mil metros de extensão por oito metros de largura possui também ampla área para boxes, salas administrativas, torre de cronometragem e espaço elevado para que o público assista às provas. A estrutura têm 20 boxes e nove banheiros, sendo um adaptado para portadores de necessidades especiais. O kart conta ainda com área para camping, quiosques com churrasqueiras, amplo estacionamento e terreno cercado. O local poderá ser homologado para provas internacionais, atendendo-se normas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e da Federação Nacional de Kart.


Recordações
Segundo o piloto Cristian Rocha, que participou inicialmente do negócio de permuta da antiga área do kartódromo, a CR7 investiu cerca de R$ 4 milhões na construção do kartódromo. No terreno de 20 mil metros quadrados do antigo kartódromo, a CR7 projeta o Residencial Parque das Araucárias (o nome antigo era “Quinta das Neves”), dotado de 480 apartamentos. Serão construídos apartamentos com cozinha, sala, banheiro, lavandeira e dois ou três quartos.
Cristian conta que viveu dentro do antigo kartódromo do bairro Universitário, junto de sua família, grandes momentos. “Foi no kartódromo que me firmei como homem; foi onde aprendi a perder e a ganhar, na disputa leal, superando os próprios limites”, recorda. “Lembro com felicidade todos os dias que estava com minha família nos boxes, nos hotéis. Portanto, isso que hoje concretizamos não é só um negócio, mas, sobretudo, um complemento de minha vivência, desde a infância, e das muitas amizades aqui firmadas”, frisa.
Turismo
Construído dentro das normas exigidas para provas oficiais de âmbito nacional e internacional, o novo kartódromo contribui para o desenvolvimento do turismo local e regional. “Lages é tradicional no automobilismo e agora mais ainda quando poderemos sediar eventos de nível nacional e internacional. Com certeza esse grande empreendimento fortalecerá o nosso calendário de eventos turísticos”, avalia o secretário de Turismo, Flávio Agustini. “Vamos nos empenhar para trazer para Lages grandes eventos”, garante o vice-presidente da Fauesc, João Alfredo. O piloto Adilson Kassulke, de Blumenau, que já havia pilotado na pista do antigo kartódromo de Lages, elogia a nova estrutura. “É ótima e, além disso, o pôr do sol que se pode avistar daqui é magnífico”, finaliza.

Fotos: Nilton Wolff

Comentários

Postagens mais visitadas