Prefeito vai a Balneário Camboriú conhecer modelos de calçadas


“Verificaremos as ruas que apresentam maior movimento para iniciar o trabalho. 
Caberá a cada morador bancar os custos com a calçada em frente à sua casa, exceto os que comprovadamente não tenham condições financeiras.” Elizeu Mattos
Em breve a administração municipal encaminhará para aprovação na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei constando o novo padrão de passeios públicos da cidade. Para verificar qual modelo poderá ser adotado, com maior custo-benefício, o prefeito Elizeu Mattos viajou até Balneário Camboriú na semana passada para conhecer as calçadas padronizadas implantadas na cidade. 

O secretário de Planejamento, Jorge Raineski, e o arquiteto Gastão Péricles Lopes Carsten o acompanharam, sendo recepcionados pelo prefeito Edson Piriquito.

A comitiva passou pelas principais ruas e avenidas, onde o novo modelo de calçadas feitas com concreto alisado foi adotado. Elizeu gostou do que lhe foi mostrado, principalmente por se tratar de calçadas adequadas, com acessibilidade garantida e com baixo custo. “Além de serem baratos, os passeios são de fácil manutenção caso necessite realizar alguma obra”, explica o arquiteto Gastão.

Em Balneário Camboriú, quase todos os passeios públicos em ruas e avenidas movimentadas e até mesmo em calçadões são padronizados. O piso emborrachado pode ter desenhos com aparência depaver ou ser estampado com relevos suaves, mantendo a característica antiderrapante. Quanto às cores foi dada preferência aos tons terrosos, como o amarelo e o vermelho, por não desbotarem rapidamente.

Em Lages
De acordo com o prefeito Elizeu, a ideia é padronizar as principais ruas em toda Lages. “Vamos discutir a hierarquia das vias, verificar as que apresentam maior movimento para iniciar o trabalho. Caberá a cada morador bancar os custos com a calçada em frente à sua residência, exceto os que comprovadamente não tenham condições financeiras de colaborar”, destaca.

Um levantamento prévio apontou que custará em média de R$ 60,00 a R$ 70,00 o metro quadrado de passeio público nos novos parâmetros. Uma calçada com cerca de quatro metros terá 1,5 metro para passagem de pedestres, 1,4 destinado à faixa de serviço (postes e placas) e cerca de um metro de acesso, que poderá ser de grama. Há modelos de calçadas mais estreitas, com outras dimensões, que serão ajustadas à realidade de cada via.

Outra iniciativa muito usada em Balneário Camboriú e que agradou o prefeito Elizeu são as travessias elevadas de pedestres. “Com a implantação foi comprovado, através das estatísticas, que os acidentes reduziram cerca de 90% no perímetro urbano, pois os motoristas obrigam-se a manter uma velocidade média de 20 km/hora”, diz Gastão.

Fotos - Nilton Wolff 

Comentários

Postagens mais visitadas